Laila Fernanda Costa Moreira Aguiar – Nutricionista CRN1/9810
A comida caseira quando feita de forma correta, é com certeza a melhor opção para a criança e para a família. Fazer o preparo das refeições utilizando os alimentos in natura ou minimamente processados, como: arroz; feijão; carnes; legumes; verduras e ervas frescas ou secas, é uma forma de deixar a refeição mais harmônica e saudável.
Algumas pessoas acreditam que para se obter uma comida saborosa, é preciso adicionar muito sal nas preparações ou até mesmo temperos prontos em pó ou caldos em cubos, mas essa não é uma regra válida. Normalmente, esses temperos possuem uma grande quantidade de sal, gordura, açúcares e outros aditivos químicos que não devem fazer parte da rotina alimentar das crianças.
A melhor forma de temperar a comida é utilizar uma pequena quantidade de óleo vegetal e temperos naturais. Alho, cebola, salsinha, coentro, cebolinha, louro, manjericão e açafrão da terra são alguns exemplos de temperos que podem ser inclusos na rotina alimentar da família, desde a introdução alimentar. As crianças podem e devem comer uma refeição gostosa, com muitos sabores e cores.
Não existe contraindicação quanto ao uso de temperos naturais, e alguns deles possuem vários efeitos benéficos para a nossa saúde! Evite o uso excessivo de sal nas preparações e lembre-se: 1 pacote de sal com 1kg, deve durar, pelo menos, 2 meses e meio em uma família de quatro pessoas.