A adaptação é, sem dúvida, um dos momentos mais desafiadores para educação infantil.
São muitos processos acontecendo ao mesmo tempo: a família que ainda não tem intimidade com a escola e professores, a criança que não conhece o ambiente e seus novos cuidadores e a equipe que também não conhece a nova criança e sua família.
Não existe uma receita e nem fórmula mágica para atravessar esse momento. Cada criança e cada família vão vivenciá-lo de uma forma única. A adaptação ocorrerá no tempo necessário para que todos os atores consigam trocar afeto entre si e se sentirem seguros nessa nova experiência.
Vamos ser honestos, não é fácil deixar nossos pequenos em um novo espaço, depois de tanto tempo de cuidados exclusivos em casa. Mas também não é nada fácil essa dedicação integral, apenas em casa. A possibilidade de estabelecer uma parceria com a escola e descobrir que seu pequeno tem momentos de qualidade, com cuidados carinhosos, enquanto você trabalha ou realiza qualquer tarefa de adulto traz um alívio.
Quando a mágica acontece e vemos as crianças ganhando confiança para explorar as possibilidades que o novo espaço oferece, ah… aí o coração transborda! A equipe se sente confortada por receber o voto de confiança da criança, os pais se despedem com o coração leve e a criança aproveita cada nova experiência, compartilhando um novo espaço, estabelecendo novas relações e fazendo muitas descobertas.
Pensando em favorecer a adaptação, trouxemos algumas dicas para quem vai iniciar o processo:
1) Converse antes com a criança. A previsibilidade é um fator que traz muita confiança para criança. Quando ela sabe o que vai acontecer em sua rotina, se sente amparada e preparada para as mudanças de atividades ou ambiente.
2) Demonstre seus sentimentos para criança. Converse com o pequeno sobre suas ansiedades, sobre a escolha da escola, sobre sua saudade quando ele estiver distante. Isso ajuda vocês dois a organizarem o que estão sentindo e pensando.
3) Converse com a equipe da escola. Conte sobre possíveis mudanças de comportamento em casa. Pergunte sobre o comportamento da criança no novo espaço. Troquem informações para oferecerem junto o melhor acolhimento para criança. Quanto mais próxima a sua relação com a escola, maior será seu conhecimento sobre o dia a dia do pequeno e também sua confiança no serviço prestado.
4) Fuja das comparações. Cada criança é única e se comportará de uma forma diferente ao longo desse processo. Lembra que não tem receita de bolo?
5) Tente não se deixar levar pela culpa e pela pressão de outras pessoas. Suas necessidades e decisões são importantes e devem ser levadas em conta. Confie nas suas escolhas e não tenha medo de mudar de opinião.
Qualquer momento de mudança é recheado por inseguranças ao longo das nossas vidas. Quando a insegurança apertar, lembre-se de confiar também na relação que você já estabeleceu com seu filho. O vínculo entre vocês será seu termômetro nesse e em muitos outros momentos.