A MafaGafo Escola da Primeira Infância vem se desenvolvendo junto com as famílias que acreditaram em nós. Seguindo a missão de pautar nosso trabalho no bem estar das crianças, viemos nos identificando cada vez mais ao longo dos anos com a Abordagem Pikler, que traz um modo de conduzir as relações baseado na confiança, no respeito e na autonomia.
Entendemos cada vez mais que observar a criança é a parte mais importante do nosso trabalho, pois a partir daí conheceremos cada uma em suas particularidades e conseguiremos respeitar seu ritmo próprio, suas necessidades básicas, seus sentimentos, bem como promover sua autonomia.
Percebemos que o mais fácil e o mais rápido pode ter um resultado satisfatório, mas passa por cima do processo de autodescoberta e potência da criança. Para nós, é importante oferecer atividades com base no que a criança precisa no momento e não no que ela pode precisar em seu futuro. O tempo da criança é o agora!
Para a aplicação de nossa proposta pedagógica, temos como referência os objetivos pedagógicos organizados pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Neste documento, destaca-se a concepção de que o educar e o brincar são indissociáveis. Com esta visão, conduzimos o nosso trabalho na MafaGafo.
Acreditamos que a criança precisa de liberdade para desenvolver sua autonomia e descobrir suas potencialidades. Ainda assim, sabemos da nossa importância enquanto educadores, em parceria com os pais.
Na MafaGafo, entendemos que dar um bom exemplo e considerar as individualidades da criança são balizadores importantes para o seu pleno desenvolvimento. Através de estratégias positivas e do estreito relacionamento de nossa equipe com sua família, proporcionamos à criança a base para desenvolver autoconfiança e autoestima enquanto descobre o mundo.
O cuidar é primordial nesta etapa. É através de um olhar atento, uma comunicação efetiva, um contato firme e amoroso de um educador de referência durante a interação nos cuidados básicos – alimentação, descanso e higiene – que construímos um vínculo de confiança com cada bebê. Nos momentos livres, cada bebê constrói seu próprio projeto de experiências e descobertas do mundo que o cerca e testa as habilidades naturais que vão sendo conquistadas dia após dia. O trabalho do professor no que se refere à educação dos bebês é de organizar o espaço com materiais seguros e naturalmente desafiadores, de acordo com a observação sobre cada bebê.
Para os bebês, conhecer seu corpo e sua capacidade, conhecer os sentidos, poder testar repetidamente e com segurança os novos movimentos a partir de uma conquista natural são o grande desafio. A manipulação de objetos e materiais apropriados permite que o bebê amplie seus movimentos, explore seus sentidos, faça comparações e perceba relações básicas de causa e efeito. O bebê começa a se ver dissociado do mundo à sua volta e assim começa a observar o efeito de suas ações no ambiente. Além de suas ações espontâneas, a observação do mundo garante muitos aprendizados.
As crianças bem pequenas ganham espaço para conhecer o mundo com o qual seu corpo se relaciona. Junto à natureza e com materiais que deixam o brincar por conta da imaginação, elas vão testando hipóteses e descobrindo as leis naturais.
Com a conquista motora e da linguagem, chega a vez do desenvolvimento do pensar. Sua forma rudimentar vai dando espaço aos pouquinhos ao intelecto da forma que conhecemos. Habilidades cognitivas, como numeração, seriação, sequência, síntese e análise, vão organizando e relacionando os conceitos que adquirimos com a linguagem. Mesmo com ares de trabalhos escolares, nosso jeito é não deixar para trás o ritmo próprio e a autonomia da criança. Cada vez mais elas vão alcançando autonomia, não apenas no brincar, como também assumindo etapas de seus próprios cuidados e ampliando suas possibilidades de expressão de sentimentos, curiosidades e desejos.
E por falar de sentimentos, é nessa fase que começam a interagir e brincar com os pares. Quanta coisa precisam aprender, cada uma no seu tempo, sobre as interações humanas! Esperar a vez, tratar o outro com respeito, dividir um brinquedo comum, respeitar o que não é seu, ter desempenhos diferentes das demais crianças, compreender as diferenças entre as pessoas, expressar assertivamente um descontentamento, pedir desculpas, etc. Além de atuar com enfoque nos campos de experiências previstos na BNCC para a garantia dos objetivos educacionais, o educador tem como objetivo ser um suporte sócio-emocional para garantir um cuidar efetivo da criança bem pequena.
As crianças pequenas fazem parte da Educação Infantil pois em termos neurológicos possuem funcionamento típico de Primeira Infância. Portanto, consideramos de extrema importância a continuidade dos cuidados com ênfase no vínculo, na liberdade de movimento e no protagonismo da criança em relação aos projetos pedagógicos. Com esse olhar, seguimos para a preparação da criança para a alfabetização, de acordo com os objetivos da BNCC, e sem tirar o precioso tempo de brincar livre.
Ao final da etapa de Educação Infantil, em relação aos campos de experiência mais diretamente relacionados à alfabetização, temos como balizador de nosso trabalho as seguintes aprendizagens: ouvir, compreender, contar, recontar e criar narrativas; conhecer diferentes gêneros textuais, demonstrando compreensão; e identificar e registrar quantidades por meio de diferentes formas de representação (aspectos matemáticos).