(parte I)
Laila Fernanda Costa Moreira Aguiar – Nutricionista CRN1/9810
Essa é uma queixa muito comum das famílias e pode acontecer em diferentes idades. Por volta de 1 ano, essa frase é muito recorrente, e isso acontece devido a redução da velocidade de ganho de peso. Como consequência, a criança ingere menos calorias e com isso passa a comer em menor quantidade. Nessa idade, a criança também aprende a andar e o alimento se torna menos interessante.
Existem outras causas muito comuns de recusa alimentar entre crianças de 06 a 12 meses, veja quais são e o que fazer:
1. Nascimento dos dentes: O nascimento dos dentes pode provocar uma recusa alimentar devido ao inchaço da gengiva. Caso a criança não aceite nenhuma refeição, a família deve continuar a oferecer o leite materno ou fórmula para que a criança não passe fome, ou mudar a forma de oferecer os alimentos – de “quente” para gelado.
2. Mudança de rotina: Férias, rotina do sono alterada, início das aulas, são motivos que podem provocar baixa aceitação das refeições. Converse com a criança sobre as mudanças! Procure fazer um planejamento e sempre cumprir os horários durante essa fase do desenvolvimento infantil.
3. Doenças (virose, resfriado ou gripe): Conforte e dê carinho para a criança. Para melhorar a aceitação durante doenças, procure oferecer os alimentos que a criança gosta de comer – desde que eles estejam na lista de alimentos saudáveis! – Oferecer biscoitos, chocolate, batata frita ou outros alimentos não saudáveis não são opções. Oferecer os alimentos na consistência que a criança preferir, também pode ajudar durante esse momento.
A última dica e não menos importante é: Fique tranquilo! A função da família é oferecer alimentos com melhor qualidade nutricional. Buscar identificar o que está acontecendo é fundamental para promover mudanças! Caso a alimentação ou peso da criança esteja preocupando a família, procure sempre um médico ou nutricionista.